Vacinação contra a gripe atinge 90% do público-alvo em Curral de Cima

Dados da Secretaria Estadual da Saúde mostram que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Curral de Cima já alcançou 90% do público-alvo. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (3) através da Nota Informativa 024 da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde.

De acordo com a SES, apenas 28 dos 223 municípios da Paraíba estão com registro de doses aplicadas acima dos 90%, dentre eles, Curral de Cima. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Renata Ribeiro, já foram aplicadas 1.066 das 1.190 dosas recebidas.

A vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e influenza B, e é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

De acordo com a secretária Renata, as pessoas que receberam a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 devem aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. “Influenza é uma doença respiratória que, assim como a covid-19, também leva a internações e complicações no estado de saúde. Então, reforço a necessidade de quem está no grupo elegível para vacinação que procure a unidade e vacine-se”, explica.

Atualmente, a vacinação contra a gripe está na segunda etapa, que se estende até o dia 8 de junho. Nesta etapa estão sendo imunizados professores de escolas públicas e privadas e idosos com 60 anos. Mesmo assim, crianças, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, que fazem parte do público-alvo da primeira etapa podem continuar procurando os locais de vacinação para  receber o imunizante.

COMPARTILHAR