Secretaria de Saúde presta contas das ações realizadas no combate ao coronavírus em Curral de Cima

A Prefeitura de Curral de Cima não tem medido esforços nas ações de combate ao coronavírus. A Secretária de Saúde de Curral de Cima, Renata Ribeiro, fez uma prestação de contas do trabalho realizado até o momento pelo prefeito Totó Ribeiro. O baixo índice de pessoas contaminadas na cidade se dá pelas providências adotadas pelo Executivo desde o mês de março com o decreto de situação de emergência, se tornando posteriormente em um decreto de calamidade pública.

Para evitar aglomerações, a gestão iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nas residências dos idosos com equipes de três vacinadoras em campo. O município conta hoje com aproximadamente 750 idosos, acima dos 60 anos. Outra medida adotada foi quanto a orientação para que a população só procurasse os atendimentos nas unidades de saúde em caso de emergência, tanto nos serviços médicos como odontológicos.

Para garantir mais investimentos nas ações de combate ao coronavírus, o prefeito Totó Ribeiro determinou o corte de salário dele, do vice e dos secretários, além de cancelar as festas e eventos públicos. Os recursos economizados foram todos destinados para as ações na área da saúde como a aquisição de equipamentos de proteção individual. “Mesmo com toda escassez no mercado e preços abusivos, não deixamos faltar esses materiais para os nossos profissionais da linha de frente”, disse.

Também são realizadas ações educativa na feira livre com distribuição de máscaras, luvas e toucas para os feirantes. Ação essa intensificada com a contratação de uma equipe de Bombeiros Civis. Eles foram fundamentais nas barreiras sanitárias realizadas nas feiras livres de Curral de Cima e de Estacada.

De acordo com Renata Ribeiro, a Prefeitura também adquiriu testes rápidos para identificação das pessoas com a doença. “Lembrando que ainda recebemos testes doados pelo Governo do Estado. No dia 13 de maio tivemos o primeiro caso confirmado na cidade. A partir disso, foram intensificadas as ações em locais de maiores movimentos como lotéricas e comércio”, lembrou.

Entre as ações também são destacadas as desinfecções dos prédios públicos e das principais ruas de Curral de Cima e de Estacada, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde. Trabalho executado com o apoio dos agentes de endemias e dos Bombeiros Civis.

Máscaras – O Município ainda adquiriu duas mil máscaras de tecido e mil litros de álcool que estãosendo distribuídos com a população. Segundo a secretária Renata Ribeiro, a entrega do material está prevista para os próximos dias. Ela lembrou que parte das máscaras já foram distribuídas entre os moradores da cidade.

Acompanhamento – Renata Ribeiro disse que a Secretaria de Saúde acompanha de perto as pessoas que tiveram casos confirmados da Covid-19 e também das pessoas que tiveram contato com os casos positivos. “Já temos quatro casos de pessoas curadas e nossos paciente que apresentaram a doença tiveram sintomas leves, sem necessidade de internamento. Entre os curados, dois são profissionais de saúde. Seguimos confiantes e vigilantes para que juntos possamos vencer essa doença”, destacou.

Doações – A Prefeitura Municipal de Curral de Cima recebeu também, como forma de ajuda no combate a pandemia pelo novo coronavírus, mais de 150 litros de álcool etílico 70% doados pela Usina Japungu. A secretária de Saúde ainda destacou a doação de 1.000 litros de álcool etílico 70% doados pela Usina Monte Alegre. Os produtos nesta concentração têm o poder de matar o vírus.

COMPARTILHAR