Autor: Assessoria

Saúde realiza Dia D contra Hepatites Virais em Curral de Cima

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta (1º), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Estacada, e sexta-feira (2) na UBS Âgelo Batista, vacinação, ações educativas e palestras sobre hepatites virais a partir das 9h. A população também terá acesso a testes rápidos de HIV, Hepatite […]

30/07/2019 18h00 Atualizado há 4 anos atrás

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta (1º), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Estacada, e sexta-feira (2) na UBS Âgelo Batista, vacinação, ações educativas e palestras sobre hepatites virais a partir das 9h. A população também terá acesso a testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis durante o Dia D contra as Hepatites Virais.

“Vamos realizar palestras para alertar a população sobre as hepatites e também para quebrar alguns tabus. O preconceito continua sendo uma barreira para as pessoas que têm o diagnóstico confirmado. O tratamento discriminatório faz com que muitas pessoas que têm o diagnóstico sintam vergonha de sua condição. Por isso, iremos proporcionar esse momento de informação para a população de Curral de Cima”, disse a secretária de Saúde, Renata Ribeiro.

Entre 1999 e 2018, o Ministério da Saúde recebeu 632.814 notificações da doença. No período, a hepatite com mais registros foi a do tipo A (233.027), seguida pelas variedades C (228.695), A (167.108) e D (3.984). A hepatite C foi o único tipo que teve crescimento, de 2014 para 2018. A taxa de incidência passou de 11,9 para 12,6 casos a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite que é a inflamação do fígado pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support