Prefeitura recupera escolas e garante atendimentos de saúde aos alunos

A Prefeitura de Curral de Cima tem garantido, periodicamente, a recuperação de escolas municipais para oferecer, além de uma educação de qualidade, espaços com mais conforto e segurança para os alunos, funcionários e pais. Nesta sexta-feira (15), Dia da Escola, a secretária de Educação, Ana Farias, destaca as conquistas da gestão, a importância dos investimentos em educação e as parcerias realizadas com outras secretarias e que tem garantido a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

“A escola é a casa do saber, sustentação para educação. É o lugar onde se estrutura pensamentos para uma sociedade mais justa e igualitária. Pensando assim é que a Prefeitura tem investido nas nossas escolas para garantir conforto e segurança aos nossos alunos, pais e funcionários. Trabalhamos a educação como um todo, envolvendo outras áreas como saúde e assistência social”, revelou a secretária de Educação.

A secretária também destacou a educação inclusiva através da sala de recursos. Neste espaço, por meio das escolas, os alunos com necessidades especiais contam com uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de aprimorar o aprendizado. Os matriculados são remanejados para lá de acordo com a necessidade.

Além disso, Ana Farias destacou a coesão e parcerias nas ações da Prefeitura que beneficiam diretamente os alunos que frequentam as escolas municipais, como o Programa de Saúde na Escola (PSE). O programa que também inclui as secretarias de Educação e Ação Social atendeu cerca de mil alunos em 11 unidades escolares e mais dois anexos do município de Curral de Cima no ano passado. O trabalho desenvolvido por profissionais das três pastas garantiu a realização de ações de prevenção de agravos e doenças, além da promoção à Saúde.

Entre as atividades realizadas com os alunos estavam entre outras, avaliação auditiva e ocular, avaliação de situação vacinal, cultura de paz e combate às violências, combate ao mosquito Aedes Aegypti, alimentação saudável entre outros temas, utilizando metodologias lúdicas, rodas de conversa, filmes e panfletagens.

Busca Ativa Escolar – A secretária Ana Farias também destacou a parceria com a Secretaria de Ação Social dentro do Busca Ativa que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

COMPARTILHAR