Prefeitura realiza aulas de alimentação saudável

A análise sensorial é quem guia as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdevino Ribeiro da Silva, da Prefeitura de Curral de Cima, que tem por objetivo promover a conscientização para alimentação saudável de crianças que integram o ensino fundamental até o quinto ano. De forma lúdica, com olhos vendados, os estudantes são conduzidos à identificação dos alimentos através do sabor, aroma e textura de cada item alimentício.

Além dessas atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos da instituição realizam visitas ao Assentamento dos Agricultores da Região, em que é discutida cada etapa pela qual passa o alimento, desde o processo de produção à preparação da merenda escolar, incluindo as questões de preservação do meio ambiente.

A nutricionista da Secretaria de Saúde de Curral de Cima, Andréa Padilha, ressaltou a importância de atividades como essas no ambiente escolar. “Um dos grandes diferenciais dessas ações é poder desenvolver hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para a promoção e proteção da saúde, desempenhando o crescimento e desenvolvimento humano de cada criança. Além disso, um aluno bem nutrido contribui para um aprendizado mais eficaz além de diminuir também a evasão escolar”, explicou.

Outra atividade desenvolvida com o intuito de promover a conscientização para hábitos alimentares saudáveis, as professoras do quinto ano desenvolvem, ainda, com comidas típicas o trabalho pedagógico desenvolvendo atividades no português, arte e matemática.

A secretaria de Saúde, Renata Ribeiro falou sobre a ação e os planos para o futuro. “Nosso objetivo é ampliar as atividades para outras escolas do nosso município, pois temos encontramos neste projeto uma forma de contribuir para uma vida saudável das nossas crianças”, afirmou.

Outros temas dentro dessa temática estão planejados para serem tratados, ainda este ano, a exemplo da propaganda de alimentos na mídia e como estes interferem na alimentação.

 

COMPARTILHAR