Prefeitura de Curral de Cima realiza IV Jornada Pedagógica e o planejamento escolar para 2020

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da secretária de Educação e Cultura, realiza entre os dias 17 e 21 a IV Jornada Pedagógica 2020 com o tema ‘A BNCC na prática: currículo e aprendizagens pedagógicas’. O evento pretende reunir professores dos anos iniciais e finais da educação básica de todas as escolas municipais da cidade para receberem qualificação e também, desenvolver o plano pedagógico do ano letivo.

O tema a ser discutido será a Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo que serve como referência para as redes de educação na elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e anos iniciais e finais da educação básica. A jornada começa na segunda-feira (17), às 13h, no Ginásio o Lourenção, com a presença do Prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro (PSDB), a secretária de Educação e Cultura, Ana Farias. Além disso, haverá uma palestra motivacional, ministrado por Rosavaldo Lins, ele é coach e especialista em conduzir pessoas.

Já na terça-feira (18), entre às 13h e 17h, na escola Valdevino Ribeiro, acontece a palestra ‘O ensino de Língua Portuguesa e Matemática na perspectiva da BNCC’, o público alvo são os professores dos anos iniciais 3º, 4º e 5º. Os palestrantes são Josinete Alvino, graduada em pegadagogia e letras, especialista em supervisão educacional, mestra em ciências da educação e Valderys Dias, licenciada em matemática, especialista em gestão educacional e colaboradora do SOMA na disciplina de matemática.

Paralelamente a palestra ‘A Interdisciplinaridade: como a BNCC norteia a metodologia , será ministrada pelo professor Thales Carneiro o publico alvo será os professores dos anos finais (6º ao 9º). Thales Carneiro é licenciado em história e sociologia, especialista em educação em direitos humanos, experiente em elaboração de projetos pedagógicos e palestras educacionais.

Na quarta-feira (19) Raquel Farias e Rosangela Gonçalves ministram ‘A prática do campo de experiência da BNCC na educação infantil’, o público alvo são os professores de Educação Infantil. O curso acontece na os palestrantes também na escola Valdevino Ribeiro.

Na quinta-feira (20), Aldenice Caxias e Aldnir Farias apresentam o ‘Ciclo de alfabetização’ para coordenadores e professores do 1º e 2º ano. A palestra acontece entre às 13h e 17h, na escola Valdevino Ribeiro. . Adnir Farias é graduado em letras e pedagogia, pós-graduado em supervisão escolar, mestre e doutor em ciencias da educação. Já Aldenice Caxias é licenciada em pedagogia e letras, especialista em psicopedagogia e mestre em letras.

Já no último dia, na sexta-feira (21), será realizado, com a presença de professores e coordenadores, o planejamento escolar do ano letivo. A ação acontece em dois turnos, na Escola Valdevino Ribeiro, pela manhã entre 7h30 e 11h com profissionais da rede de educação infantil e anos iniciais. Já durante a tarde entre às 13h e 17h, acontece a reunião com professores dos anos finais.

COMPARTILHAR