Prefeitura de Curral de Cima inicia campanha de vacinação antirrábica na próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 26 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica. O município tem o objetivo de vacinar 1.009 cães e 375 gatos, o que corresponde a 80% dos animais.

A vacina estará à disposição nas Unidades de Saúde da Família (USF), da zona urbana e rural – Ângelo Batista, Torrões e Estacada. Para receber a dosagem da vacina, o dono do animal deve levar o animal portando o cartão de vacinação, para o caso dos animais que já receberam a vacina. Os cães e gatos vacinados pela primeira vez receberão o cartão de vacina no momento da dosagem e será dado um prazo de 30 dias para aplicação da segunda dose.

A secretária de saúde de Curral de Cima falou sobre a raiva e destacou a importância da realização da campanha. “A raiva animal é uma doença infectocontagiosa e merece ser vista como uma questão de saúde pública mesmo. Por isso, iniciaremos os trabalhos com o objetivo de poder vacinar os cães e gatos para que não só alcancemos as metas, mas superando, garantindo saúde aos animais e da população”, afirmou.

A coordenadora de Imunização de Curral de Cima, Mitachara Lucena, ressalta os cuidados que é preciso ter com a raiva. “É importante estar atento, pois a doença deve ser tratada com urgência e pode levar a morte. As crianças e outros setores são grupos mais vulneráveis e estão sujeitos a múltiplas agressões. A raiva nos seres humanos pode ser prevenida assegurando para as pessoas em risco a atenção e controle adequando dos animais”, explicou.

Além dos vacinadores participarão da campanha os auxiliares e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), cada um atuando em sua respectiva área de atendimento.

Dia D – A campanha ainda vai contar com o Dia D, que será no sábado (22). Neste dia, serão montadas estruturas, em pontos específicos, no Centro da cidade de Curral de Cima com o objetivo de vacinar os cães e gatos que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a dosagem.

Vacina Antirrábica – É a vacina que visa prevenir a raiva, doença que é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – cães e gatos. Tanto em animais quanto em humanos o vírus permanece encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, porém, não menos agressivos.

COMPARTILHAR