Autor: Assessoria

Prefeitura de Curral de Cima inicia campanha de vacinação antirrábica na próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 26 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica. O município tem o objetivo de vacinar 1.009 cães e 375 gatos, o que corresponde a 80% dos animais. A vacina estará à disposição nas […]

17/09/2018 9h10 Atualizado há 4 anos atrás

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 26 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica. O município tem o objetivo de vacinar 1.009 cães e 375 gatos, o que corresponde a 80% dos animais.

A vacina estará à disposição nas Unidades de Saúde da Família (USF), da zona urbana e rural – Ângelo Batista, Torrões e Estacada. Para receber a dosagem da vacina, o dono do animal deve levar o animal portando o cartão de vacinação, para o caso dos animais que já receberam a vacina. Os cães e gatos vacinados pela primeira vez receberão o cartão de vacina no momento da dosagem e será dado um prazo de 30 dias para aplicação da segunda dose.

A secretária de saúde de Curral de Cima falou sobre a raiva e destacou a importância da realização da campanha. “A raiva animal é uma doença infectocontagiosa e merece ser vista como uma questão de saúde pública mesmo. Por isso, iniciaremos os trabalhos com o objetivo de poder vacinar os cães e gatos para que não só alcancemos as metas, mas superando, garantindo saúde aos animais e da população”, afirmou.

A coordenadora de Imunização de Curral de Cima, Mitachara Lucena, ressalta os cuidados que é preciso ter com a raiva. “É importante estar atento, pois a doença deve ser tratada com urgência e pode levar a morte. As crianças e outros setores são grupos mais vulneráveis e estão sujeitos a múltiplas agressões. A raiva nos seres humanos pode ser prevenida assegurando para as pessoas em risco a atenção e controle adequando dos animais”, explicou.

Além dos vacinadores participarão da campanha os auxiliares e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), cada um atuando em sua respectiva área de atendimento.

Dia D – A campanha ainda vai contar com o Dia D, que será no sábado (22). Neste dia, serão montadas estruturas, em pontos específicos, no Centro da cidade de Curral de Cima com o objetivo de vacinar os cães e gatos que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a dosagem.

Vacina Antirrábica – É a vacina que visa prevenir a raiva, doença que é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – cães e gatos. Tanto em animais quanto em humanos o vírus permanece encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, porém, não menos agressivos.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support