Pacientes de Curral de Cima são contemplados com Mutirão de Cirurgias de Catarata do Vale do Mamanguape

 

Um parceria com o Governo do Estado permitiu que pacientes de Curral de Cima fossem contemplados com o mutirão de cirurgias de Catarata, realizado na última sexta (20) e no último sábado (21), no Hospital Geral de Mamanguape (HGM).

A secretária Municipal de Saúde, Renata Ribeiro, explicou que Curral de Cima foi contemplada com oito cirurgias. Ela falou sobre a importância dessa parceria e ressaltou o trabalho da técnica de Enfermagem município Gizélia Alves, que fez todo o acompanhamento dos pacientes, desde o agendamento da cirurgia até a liberação deles do Hospital.

“Essa parceria entre a prefeitura e o governo é muito importante para os pacientes da nossa cidade. Essas pessoas aguardavam para fazer a cirurgia e, por conta da demanda, não conseguiam realizar os procedimentos no município de referência da nossa região, que é João Pessoa. Mas, graças a parceria com o Governo do Estado conseguimos possibilitar que as pessoas fossem atendidas no Hospital Geral de Mamanguape e, em um único dia oito pessoas foram contempladas com os procedimentos”, comemorou.

O mutirão aconteceu na região do vale do Mamanguape, e contemplou a região com 200 cirurgias, que foram divididas entre pacientes de 11 municípios da região, tomando por base o critério populacional.

A atividade envolveu 15 profissionais que fizeram os procedimentos cirúrgicos. Essa é a terceira vez que o mutirão acontece no Hospital Geral de Mamanguape. Somando as edições de 2015 e 2017, mais de 300 cirurgias de catarata já foram efetuadas.

Catarata – É uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida. A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O tratamento consiste em cirurgia, que apresenta grau elevado de cura da doença.

COMPARTILHAR