Curral de Cima ultrapassa índices de cobertura vacinal para crianças

A Prefeitura de Curral de Cima se destaca quando o assunto é vacinação. O município mais uma vez ultrapassou os índices de cobertura vacinal para crianças destinado à cidade. As metas são preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), com o intuito de controlar, eliminar e erradicar doenças que são possíveis de prevenir por meio da vacinação.

A secretária de saúde de Curral de Cima, Renata Ribeiro, destacou que o resultado alcançado é fruto da dedicação dos profissionais de saúde. “Conseguimos superar as metas estabelecidas para o município por termos uma equipe de profissionais da saúde dedicada em realizar o trabalho de modo a garantir a saúde preventiva de nossas crianças. O trabalho é feito com incentivo e conscientização da necessidade de se manter as cadernetas de saúde sempre em dia”, afirmou.

A secretária ressaltou ainda que a Prefeitura de Curral de Cima oferece todas as vacinas essenciais do calendário gratuitamente, e lembra que é importante que os pais e responsáveis se comprometam em acompanhar o esquema vacinal dos filhos garantindo, assim, que eles estejam sempre protegidos contra as mais diversas doenças que podem ser combatidas por meio da vacina.

Cobertura Vacinal – De acordo com dados da base demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sistema de Informações de nascidos Vivos (SINASC), a cobertura vacinal se dá pelo percentual de público alvo que recebe as dosagens de vacinas específicas em determinado ano e espaço geográfico. O cálculo ocorre com base no número de doses ministradas e população alvo do município, que são consolidados pelo Sistema de Informação de Avaliação do Programa de Imunizações.

 

COMPARTILHAR