Curral de Cima recebe antiviral para prevenção e tratamento da gripe

A Secretaria de Saúde de Curral de Cima informou, nesta quinta-feira (27), que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde o medicamento antiviral utilizado no tratamento contra o vírus Influenza. O medicamento estava escasso depois que foram registrados casos de H3N2 em quase todos os estados brasileiros.

A substância ativa (fosfato de oseltamivir) reduz a multiplicação do vírus da gripe e Influenzas A e B. Segundo Renata Ribeiro, secretária de Saúde de Curral de Cima, o medicamento disponível na farmácia básica do município será prescrito, preferencialmente, para pacientes que apresentem Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme entendimento médico.

Ainda segundo Renata, para melhor resultado no tratamento, o antiviral deve utilizado em até 48 horas após o paciente ter sido exposto ao vírus e que o uso incorreto pode trazer problemas ao paciente. “O uso deste medicamento é bem definido nos protocolos de manejo pois se trata de um antiviral que, se usado de forma indiscriminada, pode promover o aparecimento de resistência viral. Por isso, nosso município seguirá todas as instruções da Secretaria Estadual e Ministério da Saúde quanto ao uso do mesmo”, explicou a secretária.

O medicamento está disponível na farmácia básica nas apresentações de 30mg, 45mg e 75mg.

Ainda conforme Renata, é necessário que a população se conscientize quanto a disseminação do vírus da gripe e da Covid-19 e continuem mantendo as medidas de prevenção, como o distanciamento físico, o uso de máscaras, a higiene das mãos, para a redução da transmissão do vírus e a proteção coletiva.

COMPARTILHAR