Curral de Cima passa a realizar testes para Covid-19 de domingo a domingo

A Prefeitura de Curral de Cima, através da Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar testagem para pessoas com suspeita de Covid-19 de domingo a domingo. Não é necessário agendamento, porém, é preciso atender aos requisitos necessários.

De acordo com a Secretaria de Saúde, anteriormente, os testes eram realizados apenas de segunda a sexta. No entanto, devido ao aumento de casos e pela necessidade de garantir acesso a população os testes, foi feita a mudança. “Durante a semana os pontos de testagens são nas Unidades de Saúde e no final de semana a Testagem ocorre no Centro, na Unidade Mista Ângelo Batista”, informou a secretária Renata Ribeiro.

Os testes devem ser feitos do 4° ao 7° dia de sintomas e o resultado é divulgado 15 minutos após. Segundo a secretária, os profissionais responsáveis pela realização dos mesmos passaram por treinamentos.

O protocolo da Secretaria de Saúde frente aos casos em que o paciente testar positivo para a Covid-19 é a verificação do esquema vacinal. Estando este completo, o paciente passa por avaliação dos sintomas. Se forem considerados leves, são prescritas medicações para aliviar e é feito monitoramento uma vez ao dia por teleatendimento até receber alta.

Aumento no número de casos e recomendações
O município de Curral de Cima, conforme boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), tem 51 casos ativos e 29 suspeitos. No entanto, nenhum paciente com Covid-19 está hospitalizado. As localidades com maior número de casos são Campinas (14); Pedra Furada (10); e Queimadas, Centro e Assentamento Jardim, com 5 casos cada.

A secretária Renata atribui o fato de não haver hospitalizações dos pacientes com Covid-19 ao avanço da vacinação no município. Ainda segundo o boletim, na quarta, o município já contabilizava mais de 10.250 doses aplicadas.

As informações do boletim epidemiológico e da vacinação no município podem ser acompanhadas diariamente através da página especial disponível através do link https://www.curraldecima.pb.gov.br/coronavirus/.

Diante do aumento, a Secretaria de Saúde emitiu no último domingo uma nota à população com esclarecimentos e pedindo para que mantenham as medidas restritivas e cuidados pessoais, como o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos e evitar aglomerações.

COMPARTILHAR