Autor: Assessoria

Curral de Cima celebra Dia Mundial de Luta Contra Hepatites disponibilizando vacina para população

O dia 28 de julho foi eleito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepaties Virais. Em Curral de Cima, a data é marcada com a disponibilização da vacina para bebês de um ano e três meses a crianças menores de cinco anos, no caso da imunização para Hepatite […]

28/07/2020 14h06 Atualizado há 3 anos atrás

O dia 28 de julho foi eleito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepaties Virais. Em Curral de Cima, a data é marcada com a disponibilização da vacina para bebês de um ano e três meses a crianças menores de cinco anos, no caso da imunização para Hepatite A. Já para prevenir a Hepatite B, a dose é aplicada quando a criança nasce, mas se o adulto não tiver sido vacinado na infância, são realizadas três doses da vacina.

Para secretária de Saúde, Renata Ribeiro, prevenir a doença é o melhor caminho. “Tradicionalmente realizamos ações como palestras que visam alertar a população para as hepatites e quebrar tabus existentes, no intuito de conscientizar a população para o que é a doença e a importância do diagnóstico e também da imunização. Apesar de 2020 está sendo um ano diferente, devido à pandemia do novo coronavírus, a gente tem readaptado o trabalho para que o foco na educação e imunização alcance nosso povo, como tem sido em anos anteriores”, afirmou.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil. A doença gera a inflamação do fígado, sendo ocasionada por vírus ou uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em sua maioria, a doença não manifesta sintomas, ocorrendo de forma silenciosa, mas quando eles são perceptíveis podem causar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As pessoas que se enquadram como público-alvo devem procurar um dos Postos de Saúde da Família (PSF), das 7h às 16h, portando o cartão de vacina para ser imunizado.

Tipos de Hepatite – As hepatites virais se manifestam em cinco tipos, sendo os mais comuns as do tipo A, B, C, D e E. Além dessas existem ainda as do tipo F e G. No caso da Hepatite B existe vacina disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é destinada para pessoas de até 50 anos de idade. Há ainda os testes rápidos, que possibilitam o diagnóstico da doença.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support