Curral de Cima celebra 26 anos de emancipação política com ações que beneficiam a população em diversas áreas

Situada no Vale do Mamanguape, a cidade de Curral de Cima completa, nesta terça-feira (5), mais um ano de emancipação política. São 26 anos de história e os últimos celebrados com ações que beneficiam a população curralense nas mais diversas áreas, que vão desde a saúde, educação a agricultura. Com uma população estimada em 5.227 habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a mais recente ação em prol do seu povo são as de combate à Covid-19, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Temos muito que comemorar nestes 26 anos de Curral de Cima. Estamos trabalhando diariamente em defesa dos interesses da população. Em tempo de pandemia, o trabalho é redobrado para proteger a nossa gente. Além da saúde, cuidamos da segurança alimentar e para fazer mais pela população, reduzimos em 30% os salários do prefeito, vice e secretários”, destacou o prefeito Totó Ribeiro.

Ainda na área da saúde é possível destacar a presença de médicos nas unidades básicas de saúde (UBS) do município e plantão médico aos sábados, a disponibilização e distribuição de medicamentos, itens de proteção individual, capacitação dos profissionais que atuam no cuidado da saúde, entre outras ações. Para secretária de Saúde, Renata Ribeiro, todas essas atividades são formas de celebrar, diariamente, a emancipação política de Curral de Cima. “Estamos todos os dias pensando e atendendo da melhor forma a população do nosso município. Hoje celebramos as conquistas que vivenciamos diariamente junto ao nosso povo”, afirmou.

Celebrar o aniversário do município de Curral de Cima é falar das conquistas no setor da educação. A Prefeitura tem priorizado um ensino de qualidade e, para isso, tem equipado as escolas de forma adequada, realizado entrega de material didático possibilitando assim acesso ao conteúdo ministrado em sala de aula, disponibilizado o fardamento escolar a todos os estudantes e realização de cursos pré-vestibular.

Ainda no âmbito da educação, a cidade se destaca pela busca constante de capacitação dos profissionais que atuam nesse setor e, ainda pela oferta de merenda escolar a partir de produtos orgânicos. “Nós que fazemos a secretária de Educação e Cultura acreditamos que a educação é a base para um futuro promissor ao nosso país. Curral de Cima tem investido na educação por diversas vertentes, a alimentação contribui para o processo de aprendizagem; a qualificação dos educadores contribui para um ensino de qualidade. Sendo assim, neste dia temos muito que comemorar pela educação de Curral”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Ana Farias.

A gestão tem pensado o bem-estar de sua população em todos os aspectos. Entre as ações voltadas para o setor social, o município tem assegurado a segurança alimentar, por meio da distribuição de cestas básicas. Além disso, desenvolve atividades com crianças através do Programa Criança Feliz; com idosos, no Grupo Renascer; Existe ainda o grupo Amor Materno e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Também recebeu o Selo Prefeitura Parceira das Mulheres em reconhecimento das ações que desenvolve pela promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres.

Curral de Cima tem desenvolvido ações voltadas para promoção da inclusão pelo esporte, por meio da realização de torneios de futebol e a Escolinha ‘Sementes do Amanhã’, que tem promovido o acesso ao esporte e, consequentemente, ao lazer.

O município de Curral de Cima possui muitas famílias que tiram da agricultura familiar, o sustento diário. Para valorizar os profissionais da área, a prefeitura tem adquirido alimento – para merenda escolar e distribuição com as famílias de Curral – direto dos agricultores rurais, realizado a distribuição de sementes. Além disso, tem promovido o corte de terra e assegurado a vacinação do rebanho. Outra ação de destaque foi a adutora do distrito de Estacada e garantia de calçamento de ruas da cidade através da assinatura de ordem de serviço.

“A cidade faz aniversário, a gente celebra as conquistas, mas estamos sempre buscando o melhor para nosso povo e no dia em que Curral de Cima comemora 26 anos, poder destacar cada uma das nossas principais ações é ter a certeza de que Curral avança em direção ao futuro e ao desenvolvimento, valorizando o nosso povo, seja com a promoção de saúde ou com a compra de alimentos dos nossos produtores rurais”, pontuou o prefeito.

COMPARTILHAR