Com acompanhamento da Secretaria de Saúde, quatro pessoas se curaram da Covid-19 em Curral de Cima

O acompanhamento próximo e humanizado realizado pela Secretaria de Saúde de Curral de Cima já possibilitou a cura de quatro dos 10 casos confirmados da Covid-19 no município. A faixa etária dos curados, apesar das estatísticas mostrarem que idosos são mais acometidos, está entre 20 e 40 anos. As pessoas recuperadas relataram sintomas leves, sem necessidade de internamento. Dos quatro, dois são profissionais da área da saúde.

A secretária de Saúde, Renata Ribeiro, destacou que os profissionais da saúde tiveram seu afastamento imediato do trabalho após relatarem os sintomas para a Covid-19. “Logo ao observar os primeiros sintomas já garantimos imediatamente a testagem desses profissionais o que aconteceu no próprio município”, destacou.

De acordo com a secretária, os pacientes são acompanhados de perto pelos profissionais de saúde em suas casas por meio de telefonemas e aplicativos de mensagem. “Lembrando que esse acompanhamento é feito dessa forma obedecendo a um protocolo de saúde e também porque as pessoas que foram testadas positivas para a doença apresentaram sintomas leves, sendo orientadas a permanecer em casa, em isolamento social”, observou.

Testagem – Renata Ribeiro explicou ainda que o teste rápido consiste em duas respostas: ou a infecção recente ou a infecção anterior (e sua cura). Diante da resposta da infecção recente, a Secretaria de Saúde inicia o monitoramento do paciente e das pessoas que tiveram contato com ele, por um período de 14 dias. Se o resultado do exame mostrar infecção anterior, significa que o corpo já desenvolveu anticorpos IGG e as pessoas não transmitem mais a doença, estando liberadas para as atividades.

A Secretária de Saúde alertou que as pessoas devem, mediante os sintomas, procurar uma unidade de saúde presencialmente ou através do telefone. Para os casos avaliados e classificados como suspeitos são agendados os testes. O contato com a Vigilância em Saúde para dúvidas, esclarecimentos e mais informações, pode ser feito por meio do número (83) 99320-1895.

 

COMPARTILHAR