Qualidade da merenda com incentivo à produção local: estudantes de Curral de Cima consomem alimentos livres de agrotóxico

Prezando pelo cuidado com a merenda escolar ofertada às crianças nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura Municipal de Curral de Cima, alia a qualidade dos alimentos com o incentivo à produção local: o município compra produtos agroecológicos produzidos pelos agricultores rurais da própria cidade, livres de agrotóxicos. Para isso, destina 40%, quando o recomendado é 30%, do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a compra de produtores locais.

Um total de 1.124 alunos, de 13 escolas, é beneficiado com alimentação totalmente livre de agrotóxicos e cinco agricultores rurais e duas cooperativas produzem para garantir merenda de qualidade para os estudantes de Curral de Cima e têm seus negócios se desenvolvendo por meio da compra direta, realizada pela Prefeitura.

A nutricionista da Secretaria de Educação da Prefeitura de Curral de Cima, Andréa Padilha, ressaltou a relação entre o consumo de produtos agroecológicos e a contribuição que estes dão para o processo de aprendizagem. “Os alimentos agroecológicos concentram uma quantidade maior de nutrientes, além de ser livres de agrotóxicos, contribuem para a saúde do indivíduo, prevenindo diversas doenças, contribuindo no processo de aprendizagem do alunos, além de diminuir a evasão escolar”, explica.

O prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro, destaca a importância da compra direta e do investimento em saúde alimentar escolar. “Adquirir os produtos produzidos por agricultores e cooperativas locais é uma maneira de valorizar o que é produzido em nosso município, fazendo gerar, consequentemente, oportunidades de emprego e desenvolvimento local. Além disso, é uma forma de poder promover alimentação de qualidade as nossas crianças que se encontram na fase escolar”, afirmou.

Mensalmente é adquirida uma média de 135 quilos de abacaxi; 200 quilos de batata doce e mamão havaí; 40 quilos de cebola, batata inglesa, cenoura, tomate, coco seco; 45 quilos de jerimum; 150 quilos de macaxeira; 12 quilos alface e coentro; 30 quilos de chuchu e pimentão; 120 quilos de laranja; 300 litros de iogurte e 150 quilos de polpa de frutas.

COMPARTILHAR