Prefeitura realiza distribuição de 12 toneladas de alimentos para a população nesta terça e quarta-feira

Começa nesta terça-feira (12) a distribuição de 12 toneladas de alimentos para a população de Curral de Cima. Ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura e faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Cerca de 13 agricultores do município foram beneficiados com a compra dos alimentos. A entrega é destinada aos moradores cadastrados em programas sociais.

A primeira etapa da distribuição será feira a partir das 14h30, no Ginásio de Esportes de Curral de Cima. Já na segunda etapa, na quarta-feira (13), às 8h, a distribuição será feita no mercado público do distrito de Estacada; em Campinas, na escola local e em laranjeiras, também na escola local.

A aquisição dos gêneros alimentícios foi realizada por meio do PAA. O prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro, pontuou a relevância do projeto em um momento tão delicado como o de enfrentamento a pandemia por coronavírus. “Estamos enfrentando um momento muito delicado, que atinge todas as esferas sociais da nossa cidade. A população e os pequenos agricultores já estão sentindo os efeitos, mas por meio dos projetos que realizamos fazemos o máximo para minimizar os problemas, nessa aquisição de alimentos ajudamos tantos os pequenos agricultores como a população que mais precisa.

O prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro, destacou a relevância que a ação possui. “Garantir a segurança alimentar é um dos nossos principais objetivos com a realização da distribuição desses alimentos. Outro ponto positivo que o projeto possui está ligado à questão da valorização do pequeno agricultor local, tendo em vista que todos os alimentos adquiridos para distribuição vêm desses produtores, ou seja, é uma forma de estimular a agricultura no nosso município”, explicou.

Pandemia – A distribuição dos alimentos faz parte das ações adotadas pela Prefeitura Municipal de Curral de Cima em razão da pandemia do novo coronavírus. O município já havia realizado a distribuição de alimentos, em abril, para 600 famílias a famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico e que possuíam filhos matriculados na rede municipal de ensino.

A Prefeitura emitiu decreto Estado de Calamidade Pública por 90 dias por conta da pandemia. Entre outras medidas, realizou a redução de 30% nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. O montante será utilizado para o combate ao coronavírus.

PAA – É uma ação do Governo Federal, criado em 2003, que por finalidade colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

COMPARTILHAR