Prefeitura inicia vacinação contra HPV nas escolas do município; confira calendário

A Prefeitura de Curral de Cima por meio da Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira (30) a aplicação da segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas municipais. Todas as meninas de 9 a 11 anos deverão portar seu cartão do SUS e vacinal no momento, ficando sobre responsabilidade da escola emitir comunicado aos pais informando sobre o dia da vacina e termo de recusa.

A vacina protege contra dois subtipos de HPV, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Ela está disponível nas 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. A vacina é mais um reforço na prevenção contra o câncer do colo do útero. Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

As meninas dentro da faixa etária que não iniciaram o esquema vacinal ou não tomaram a segunda dose também podem ser vacinadas. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.

A vacina faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) e está disponível durante todo ano. Por isso, mesmo fora do período da campanha as meninas podem ser vacinadas. Se você é pai, mãe ou responsável por uma menina de 9 a 13 anos confira a caderneta de vacinação e leve-a para vacinar. O HPV pode ter sérias consequências e a proteção dura para a vida inteira.

Calendário das vacinas

Escola Valdevino Ribeiro da Silva, em Curral de Cima – Dia 30 (Manhã e Tarde)

Escola Moacir Fernandes de Farias, em Capela – Dia 1 (Tarde)

Escola Terezinha Pontes, em Queimadas – Dia 4 (Tarde)

Escola José Fernandes do Nascimento, em Olho D’Água – Dia 7 (Tarde)

Escola Antônio José da Silva, em Jardim – Dia 8 (Manhã e Tarde)

Escola Acelino Monteiro Costa, em Laranjeiras – Dia 9 (Tarde)

Escola João Raimundo, em Oiteiro – Dia 15 (Manhã)

Escola Jacy Rêgo, em Torrões – Dia 16 (Tarde)

Escola Miguel Soares Filho, em Campinas – Dia 17 (Manhã e Tarde)

Escola de Trigueiro, em Trigueiro – Dia 21 (Tarde)

Escola de Pedra Furada, em Pedra Furada – Dia 23 (Manhã)

Escola Lúcia Fernandes Toscano, em Açude do Mato – Dia 29 (Manhã e Tarde)

COMPARTILHAR