Prefeitura inicia campanha de vacinação contra o H1N1 nesta quarta-feira

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima realiza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma campanha de vacinação contra a H1N1. O objetivo é imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias após o parto, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais da saúde, professores e indígenas. A meta é vacinar 90% do público.

O calendário de vacinação contra gripe tem início nesta quarta-feira (10) e imuniza inicialmente crianças, gestantes e puérperas até o dia 19 de abril. Já as pessoas que se enquadram no grupo prioritário receberão a dose da vacina entre os dias 22 de abril e 31 de maio. Em ambos os casos, a população deve procurar os postos de saúde para receber a dosagem da vacina. Para a população que se encontra acamada, a Secretaria de Saúde está encaminhando equipes de saúde para aplicação da vacina em casa.

A secretaria de saúde de Curral de Cima, Renata Ribeiro, falou sobre a campanha. “Nosso objetivo é realizar a campanha de modo a atingir a meta, visando, antes de tudo, beneficiar a população garantindo saúde e bem-estar a todos os Curralenses”, afirma.

A Campanha está sendo realizada por meio de cronograma de doses que estão sendo enviadas pelo Governo do Estado da Paraíba ao Município de Curral de Cima.

H1N1 – O influenza A ou gripe H1N1 como é mais conhecido é uma doença provocada pelo vírus H1N1. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão ocorre antes mesmo dos sintomas surgirem. Ocorre por contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou através de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

COMPARTILHAR