Escolas oferecem ensino de qualidade, integração com sociedade e merenda com alimentos orgânicos

A Prefeitura de Curral de Cima reafirmou, neste domingo (15), Dia da Escola, o compromisso com a educação no município, oferecendo um ensino de qualidade, baseado em planejamento estratégico e qualificação dos professores. A gestão tem parcerias com a sociedade civil e trabalha de forma integrada com outras secretárias, o que gera a melhoria da qualidade das atividades e oferta de serviços na área de saúde, esporte e de segurança alimentar. Ao lembrar das parcerias de sucesso, o prefeito Totó Ribeiro lembrou que é na escola que as crianças intensificam a convivência social e aprendem normas e regras fundamentais para o seu desenvolvimento como seres humanos.

Entre as ações se destacam reuniões pedagógica com diretores e coordenadores para discutir orientações e qualificação, além de formação dos profissionais, resultando em uma educação de qualidade. Também é trabalhado o planejamento que é a base para que ao final de cada ciclo tenha se colocado em prática todas as atividades, assegurando um aprendizado amplo aos alunos.

A educação desenvolve ainda um trabalho de educação alimentar e nutricional em que alunos aprendem, por meio de atividades lúdicas, a importância de consumir alimentos saudáveis. A atividade consistiu em criar gravuras com os próprios alimentos e, ao longo do exercício, foram discutidos os nutrientes que cada item possui e a importância do consumo deles para a saúde.

Mais Saúde

Os estudantes de Curral de Cima são atendidos nas escolas com o Programa de Saúde na Escola (PSE) que é executado pelas secretarias de Educação, Saúde e Ação Social e já atendeu cerca de mil alunos em 11 unidades escolares e mais dois anexos do município. O trabalho desenvolvido por profissionais das três pastas garantiu a realização de ações de prevenção de agravos e doenças, além da promoção à Saúde.

Outro programa que tem se destacado na educação de Curral de Cima é a Sala de Recursos. No espaço, por meio das escolas, os alunos com necessidades especiais contam com uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de aprimorar o aprendizado. Os matriculados são remanejados para lá de acordo com a necessidade.

Entre as atividades realizadas com os alunos do município também estão, entre outras, a avaliação auditiva e ocular, avaliação de situação vacinal, cultura de paz e combate às violências, combate ao mosquito Aedes Aegypti, alimentação saudável entre outros temas, utilizando metodologias lúdicas, rodas de conversa, filmes e panfletagens.

É realizado também nas escolas a ‘Busca Ativa’ que tem como peça chave o Agente de Saúde, que coleta informações através das fichas familiares, nas comunidades, na busca por entender os motivos da evasão escolar. Os dados são entregues a Secretaria de Ação Social que vai, a partir daí, identificar o fator social que levou a família a deixar o aluno fora da escola.

Outra parceria de sucesso é realizada com a Secretaria de Esporte na escolinha ‘Sementes do Amanhã’ que garante as aulas de futebol masculino e feminino para alunos matriculados na rede municipal de ensino. A ação busca incentivar crianças de 7 a 13 anos a praticar esporte na rede pública municipal de ensino.

Alimentação – A Prefeitura adquire produtos agroecológicos produzidos pelos agricultores rurais da própria cidade, livres de agrotóxicos. Para isso, destina 40%, quando o recomendado é 30%, do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a compra de produtores locais, beneficiando um total de 1.124 alunos, de 13 escolas.

Fardamento – Os estudantes da rede municipal de Curral de Cima também recebem o fardamento escolar por meio da Secretaria de Educação, dentro da política de qualidade estabelecida pela gestão do prefeito Totó Ribeiro. “Temos prioridade em oferecer uma educação de qualidade nas escolas do município. Para isto, estamos trabalhando na busca de mais recursos com o objetivo de oferecer oportunidades ao nosso povo. A educação é a base de tudo”, destacou.

 

COMPARTILHAR